O PRINCÍPIO DE SOBERANIA

Deus tem o governo, o controle de todas as coisas, é o criador e o mantenedor. Ele é soberano. Esta verdade está contida em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse. Se a aceitamos como um princípio, um absoluto, devemos viver reconhecendo a autoridade de Deus em nossa vida. É interessante sabermos que somente alguém que é soberano e tem autoridade pode delegar a outros funções e responsabilidades.

No mundo natural podemos dar o exemplo do sistema presidencialista em nosso país, onde somente o presidente da República pode delegar a seus ministros a responsabilidade pelas áreas da saúde, educação, economia etc.; somente o chefe de família pode delegar a alguém a responsabilidade de cuidar de sua casa.

Cuidado! Não podemos confundir Soberania com “Soberanismo”, que é quando nos eximimos das responsabilidades que Deus nos tem dado e ficamos assentados, usando este princípio como uma “muleta”: “Deus quer assim mesmo, eu não posso mudar nada”! Isto não é soberania e sim comodismo em não assumirmos o nosso papel de participantes da obra de Deus.

Deus, em sua soberania, delegou ao homem responsabilidades. Desde a criação podemos constatar isto: “[…] tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”. (Gênesis 1.26.)

Essa delegação de autoridade dada ao homem nos mostra o máximo da soberania de Deus.

Podemos identificar essa soberania durante a criação, quando o Senhor trouxe à existência o mundo através de seu poder. Deus criou a madeira e deu ao homem a capacidade de inventar o papel.

Criou o trigo e o homem fez o pão. Criou a água e o homem descobriu como captá-la e transformá-la em energia. Deus poderia ter feito isso sozinho, mas deu ao homem, a nós, esta capacidade, que vem Dele mesmo. Não é tremenda a soberania de Deus?

 

Reflexão :

  • No seu dia-a-dia você reconhece publicamente que Deus é soberano?
  • As pessoas que convivem com você reconhecem que Deus governa sua vida?
  • É fácil notar o governo de Deus sobre a sua vida?
  • Diante de situações inesperadas, difíceis, você age como se Deus tivesse controle de todas as situações?
  • Como você tem usado esta capacidade de domínio que Deus nos deu?

 

*Texto extraído do livro “Cristãos em tempo integral, Vivendo os princípios bíblicos”

Autora – Hélvia Alvim Freitas Brito.