EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade. Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados.

Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou essa abordagem, Educação por Princípios é “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.

“Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar, para promover o raciocínio com padrões cristãos e a expansão do entendimento”.

O sistema educacional baseado na Educação por Princípios integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como) de uma forma cristãs.

1- EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS – UMA EDUCAÇÃO QUE HONRA A DEUS

ESTRUTURAÇÃO DA EDUCAÇÃO POR PRINCÍPIOS

  Estruturação Filosófica

Razão, “por que” e corpo que governa sua estruturação e prática.

 Estruturação Metodológica

O “como” ou a maneira de conduzir o processo de ensino-aprendizagem, consistente com a linha filosófica da EP

 Estruturação Curricular

O “o quê” será ministrado e seu contexto, ou o curso de estudos em sua abrangência e profundidade.