FILOSOFIA

Filosofia é literalmente “amor à sabedoria” é definida como “explicação da razão das coisas; conjunto de leis e princípios para compreensão dos fatos” (Webster).

Pela Bíblia, temer a Deus, reconhecendo-O como autor e Senhor do universo, é o princípio da sabedoria (Provérbio. 9:10), consequentemente, a filosofia do cristão é “o amor a Cristo, como revelação de toda verdade de Deus” (I Cor. 1:24).

Educação vem do latim “educere”, conjunção de duas palavras que significam: despejar e extrair. Assim, educação cristã pressupõe treinar indivíduos a obedecerem a Palavra de Deus e amarem a Jesus, manifestando com suas vidas resultados que glorifiquem a Deus.

CONCEITO DE PRINCÍPIO

 A palavra é definida como: “fonte, origem, causa primeira; aquilo do que alguma coisa procede; fundamento” (Webster), está ligado ao conceito de semente, com natureza dual:

  • Interna, primária; causa; invisível
  • Externa, secundária; efeito; visível

Pode ser entendido como um padrão de pensamento; princípios atuam como margens do rio conduzindo um fluxo de ideias.

Princípios bíblicos são verdades fundamentais que permeiam a Palavra de Deus e expressam Seu caráter e natureza, sendo aplicáveis em qualquer situação e época.

Conceito de Princípio e sua aplicação na Educação

Exercitar princípios bíblicos chaves no processo de ensino e aprendizagem conduz à formação de padrões de pensamento consistentes com a Palavra de Deus, princípios também são ideias guias, rudimentos de conhecimento – apropriar-se deles permite dominar um assunto pela sua base.

Ensinar com uma abordagem de princípios implica buscar a fonte, entender os fundamentos, agir consistentemente.

Vemos na Bíblia o raciocinar do interno para o externo – Atos 17:2 (…arrazoou com eles sobre as Escrituras); João 8:32 (… conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará)

A Educação por Princípios aborda todas as áreas da vida sob uma perspectiva cristã, fundamentada na aplicação de princípios bíblicos. Visa desenvolver o raciocínio para pensar de acordo com os padrões de Deus e ampliar o alcance do entendimento.

Podemos dizer de maneira abrangente que Educação por Princípios implica em lidar com:

Princípios bíblicos, que refletem o caráter de Deus em Sua Palavra (padrões consistentes);

Princípios de governo, que traduzem a forma como os princípios bíblicos operam o desenvolvimento de uma instituição ou nação, como no caso dos EUA (ensina pensar governamentalmente);

Princípios de conhecimento, que são os rudimentos do conhecimento, as razões primárias que levaram ao desenvolvimento do tema. (Ensina a descobrir a causa primeira daquele conhecimento)

Princípios presentes em todas as coisas criadas revelando os padrões de pensamento do Criador.